Descrição
O Vim é um editor leve, poderoso e padrão (default) nos ambientes Linux e Mac (entre outros). Nesses sistemas operacionais o executável básico já vem em praticamente todas as distribuições e sabores. Em decorrência disso, costuma ser a opção preferencial dos usuários mais avançados da Ciência da Computação. Usuários menos experientes poderão preferir editores/ambientes mais amigáveis (user friendly).
Em poucas palavras, o Vim e seus plugins são ferramentas para atividades que envolvem a edição/processamento de textos. O aprendizado é bem mais árduo para usuários novatos, contudo, são recursos muito flexíveis e versáteis para os experientes/avançados. O domínio básico do Vim e a escolha adequada de suas extensões (plugins) o transformam em uma ferramenta praticamente sem limites para edição/processamento de textos.
É um clarityware software (compatível com a Licença Pública Geral GPL), sendo portanto software livre.
Principais características
- Sistemas operacionais
- Edição
- Colorimento avançado da syntaxe customizada e expansível
- Compleção
- Indentação automática e manual
- Comentário/descomentário de linha e seleções
- São tantos...
Dicas
- Comandos básicos do Vim (html): arquivo usado para aprendizado, consulta e sempre estudar quando tiver algum tempo disponível.
- Comandos básicos do Vim (modo texto): arquivo usado para aprendizado, consulta e sempre estudar quando tiver algum tempo disponível
- vimrc (modo texto): é o arquivo mais importante do Vim do ponto de vista do usuário. É um dos primeiros a ser lido na inicialização e onde o usuário pode customizar o aplicativo, definir suas preferências, etc. Partir de um existente e adaptar para suas necessidades é uma mão-na-roda.
- No Linux fica no home do usuário com o nome: ~/.vimrc
- No windows fica nos home do usuário com o nome: ~/_vimrc
Download
- Versão estável: Vim.org
Links